As comemorações do 59º aniversario de Vitorino deixaram a desejar. Como sempre, planejam a festa e esquecem o mais importante, a história da cidade, os fundadores, os trabalhadores, moradores e todos aqueles que fizeram e fazem nossa cidade acontecer. Preparam a festa, Mas não convidam o aniversariante, essa é a impressão que se tem.

Mostram uma história que nada tem com a nossa. As coreografias e os refinados trajes utilizados no desfile homenageiam personagens que passaram longe daqui. “Obrigam” os estudantes a vestirem uniformes de soltados do tempo do Brasil Império, época em que os únicos habitantes dessa região eram os animais que desfrutavam livremente de uma densa floresta intocada.

Sem nos darmos conta, a verdadeira história está sendo esquecida (e isso não é de hoje). Esquecemos os verdadeiros heróis e exaltamos o colonialismo, o coronelismo, o militarismo, elites e políticos. Esquecem que os verdadeiros construtores desse pequeno município foram e são pessoas simples, trabalhadores rurais em sua maioria.

Quanto às apresentações de hoje propriamente ditas, foram “sem graça”, prevaleceu a desorganização e a politicagem.