Uma bela história que merece ser contada. Trata-se da história do casal Maurício e Lígia moradores do povoado Juçaral Mirim em Vitorino Freire Maranhão. Vivem de forma humilde, sem luxos, mas com muito amor e cumplicidade. Lígia, por ter mais idade que Maurício, conta que já foi até confundida como mãe de Maurício, mas ela não se importa pois compreende perfeitamente a confusão que algumas pessoas acabam fazendo.

Maurício perdeu os movimentos das pernas após ser atingido por um tiro de arma de fogo, ele conseguiu sobreviver, mas a bala acabou atingindo a coluna e comprometendo o movimento dos membros inferiores. Durante o processo de recuperação, por intermédio de um amigo em comum, Maurício e Lígia acabaram se conhecendo, nascia então uma linda história de amor e companheirismo.

Após algum tempo de namoro decidiram se casar. Estão juntos a quase dois anos. Destemida, Lígia cuida com muito carinho do esposo, chegando inclusive a carregar Maurício em suas costas quando os obstáculos se tornam intransponíveis para ele, como por exemplo, subir e descer de um carro ou mesmo entrar e sair de um local onde não há rampa de acesso.

Maurício, por sua vez, se mostra bastante grato e amoroso com a dedicação de sua amada. É perceptível a segurança e confiança que ele demonstra quando está sob os cuidados de Lígia. Sempre sorridente, o casal dribla as dificuldades e tenta levar uma vida normal.

Apesar da alegria e a força com que os dois encaram os desafios do dia-a-dia, é inevitável não observar as dificuldades que enfrentam diariamente, principalmente quando precisam ir até a sede do município de Vitorino onde Maurício precisa ir uma vez por semana para sessões de fisioterapia.




O deslocamento é feito em carro de linha do tipo pau-de-arara, sem nenhuma adaptação para cadeirante. As dificuldades da viagem fazem com que o tratamento seja frequentemente interrompido. Apesar de conseguir se locomover sozinho em sua cadeira de rodas, os deslocamentos sempre encontram barreiras e obstáculos, pois claramente os espaços em nossa sociedade são construídos sem levar em consideração aqueles que não conseguem andar. A falta de acessibilidade para subir e descer do carro, se locomover pelas ruas, entrar e sair de qualquer estabelecimento. Todas essas barreiras tornam um simples passeio em algo bastante complexo e desgastante.

Diante de tantas dificuldades, surpreende a garra, alegria e dedicação de um para com o outro. Com muito carisma e simpatia Lígia tem registrado em suas redes sociais parte da rotina do casal, mostrando que a vida continua apesar dos obstáculos e ao mesmo tempo em que nos leva a refletir sobre a aplicação de políticas de acessibilidade e a importância que pode ter na vida de uma pessoa uma simples rampa de acesso em uma calçada.

A história do casal passou a ser conhecida após Lígia disponibilizar em suas redes sociais um pouco dos desafios diários que enfrenta. Alguns vídeos chegaram a viralizar nos aplicativos Tiktok e Kwai, em um deles, gravado na rua Aparício Bandeira, centro comercial de Vitorino, mostra Lígia retirando Maurício da cadeira, colocando em seus ombros e o levando para dentro do carro. O vídeo já contabiliza mais de 1 milhão de visualizações, milhares de curtidas, comentários e compartilhamentos.

Segue os links para as redes sociais do casal: 


Instagram ligia_mauricio