Nesta sexta-feira dia 01/10 é feriado municipal em Vitorino Freire em memória da morte do prefeito Sinduca Branco que foi assassinado pelo comerciante Aureollino Pacheco, no município de Bacabal, onde havia ido para tratar de negócios particulares. O crime aconteceu numa quarta-feira do ano de 1969 e teve grande repercussão a época. A motivação do crime teria sido o fato de Sinduca não ter lançado Aureollino como seu candidato nas eleições seguintes.

Grande foi a comoção na população vitorinense. Mas apesar de toda a comoção e repercussão desse fatídico acontecimento, não há muitos registros conhecidos sobre o caso e seu contexto. Muito do que se sabe, vem através dos mais velhos que viviam na época em que Sinduca foi prefeito.

É certo que naquela época o mundo era outro, não existiam as facilidades e disponibilidade de se registrar tudo a qualquer momento como acontece nos dias de hoje. Um dos poucos e principal meio eram os jornais impressos que, historicamente, circulam nas capitais e grandes cidades e apenas nas camadas mais abastadas da sociedade.

Apesar da dificuldade de se ter registro oficial e documental do caso, o assassinato de Sinduca foi notícia em um dos maiores jornais do país, o JORNAL DO BRASIL sediado no Rio de Janeiro conforme se observa nas imagens. (Para ver a edição completa do jornal clique sobre o nome).