quinta-feira, 1 de setembro de 2016

O que dizem os números?



A enquete sobre intenção de votos foi lançada no dia 29/08, há 4 dias portanto. Estamos surpresos com a aceitação e participação dos internautas, a pesquisa tem sido um sucesso, por isso queremos esclarecer alguns pontos a respeito da pesquisa de intenção de votos que todos já devem saber, mas que não custa nada reforçar.

A pesquisa tem “vida própria”, não influenciamos de forma alguma nos resultados, apenas lançamos ao público. Cada pessoa só pode votar uma única vez, não é possível uma pessoa votar várias vezes, a não ser que ela vote acessando a partir de outro terminal como por exemplo se a pessoa votar no computador de sua casa e depois for até uma lan house para votar novamente, nesse caso pode-se dizer que uma mesma pessoa votou duas vezes, pois o que o sistema registra é o IP da máquina e não a pessoa.

Quanto ao resultado, não é possível cravar quem vencerá apenas com base em uma pesquisa, todavia, a pesquisa serve para se ter uma ideia, um feedback do eleitorado, de modo que os candidatos e eleitores possam ter uma noção de como está sendo sua aceitação e a partir disso traçar estratégias para conseguir eleitores.

Outro dado importante a ser observado é o público que participa da enquete. Não podemos generalizar o eleitorado tem por base uma enquete. É preciso observar critérios como idade, renda, escolaridade, local onde mora, etc. O que quero dizer com isso é que esta pesquisa não alcança todo o eleitorado de Vitorino, alcança apenas aqueles eleitores que têm acesso a internet, sabem ler, sabem usar minimamente as tecnologias de informação, etc. são esses eleitores que participam. O que poderemos concluir ao final da pesquisa é como votam os eleitores que acessam a internet, sabem ler, etc.    

Um comentário:

  1. 51 ,cheiro verde não por orgulho nem vaidade, mas por um vitorino melhor ,trabalho sério e com verdade jusi 51 !!!!

    ResponderExcluir

Aguarde! Publicaremos seu comentário.