“Quem não assina a carta, não tem compromisso com o povo”, falou de forma entusiasmada e com muita convicção Deuzalina Monteiro, Coordenadora da Rede de Defesa da Cidadania de Vitorino Freire, durante a passeata que antecipou o comício da cidadania, que percorreu as principais ruas e avenidas do município.

Representantes comunitá
rios das seguintes localidade marcaram presença ao evento: Centro dos Morenos, Alto Brasil, Serra do Amaro, São José dos Curicas, Juçaral-Mirim, Centro dos Bragas, Morada Nova, Centro dos Félix, Panela Furada, Pucunzal, Centro do José Rodrigues, Santa Cruz das Américas, Centro dos Carneiros, Marambaia 1, Capoeiras, São João do Grajaú, São João do Arapapá e Centro dos Balas.

Com faixas e cartazes mostraram a toda a sociedade vitorinense a reivindicação e diversas lideranças expressaram sua indignação por tanto desrespeito sofrido.

Foram programados vários momentos de reflexão, em que se colocou um caso concreto de violação de direito nas áreas de saúde, educação, saneamento básico, alimentação, moradia, lazer, transporte escolar.

Coincidência ou não, em frente à escola municipal foi visto por todos um caminhão, tipo “pau-de-arara” trafegando na qualidade de transporte escolar, num flagrante violação de direito, problema público já quase naturalizado entre nós.

“Estamos cansados de procurar, trazer abaixo assinado e as coisas não acontecem. Não dá mais para esperar, quero a vida do meu povo melhor”, afirmou num misto de alegria e indignação dona Graça, do Centro dos Morenos, representante do polo sindical.

Várias lideranças revezaram no uso do microfone, cantando e pronunciando as palavras de ordem, fazendo ecoar em Vitorino Freire o desejo único de todo militante social: “Direitos Humanos, Direitos de Todos!”

Por volta das 19:00 hs, os participantes da caminhada chegaram ao local do evento, na avenida principal de Vitorino Freire, ao lado da Igreja Católica, que foi interditada para a realização do Comício da Cidadania.

Tomando a palavra, Ianaldo Pimentel, membro da Coordenação Estadual dos Fóruns e Redes de Cidadania, repetiu disposição constitucional, que foi repetida várias vezes pelos presentes, de punhos cerrados, numa demonstração clara da sua realização: “Todo poder vem do povo”

Compareceram os dois candidatos ao cargo eletivo de Prefeito Municipal, Margareth Bringel e José Leandro, além de vários candidatos das duas coligações ao cargo de vereador.

Quanto ao povo, os coordenadores locais se sentiriam satisfeitos e felizes com a presença e participação da cidadania vitorinense, contando-se mais de 1.200 pessoas.

Lido a carta compromisso, foi submetida primeiro ao povo, que respondeu afirmativamente concordar com todos os itens colocados no documento, repetindo várias vezes: “Eu concordo, eu quero que assine”.

Foi concedido aos dois candidatos tempo igual para o uso da palavra, dirigindo ao povo suas considerações sobre a Carta Compromisso.

Indagados, os dois responderam afirmativamente que assinavam o documento, formalizando em seguida, momento que causou grande entusiasmo e alegria no povo presente.

O Ato foi encerrado com a entoação do Hino Nacional, cântico que se fez reflexão: se amamos o Brasil, sendo assim, desse jeito, sendo tão injusto no cotidiano dos cidadãos, imagine se for realmente uma “pátria mãe gentil”?

Ao final, a afirmação definitiva dos grupos locais articuladores do evento de que essa luta não pode parar, deve gerar mais organização, para ter mais conquista.

Todo poder vem do povo!

Para ler, divulgar e fazer ato público em seu município, acesse o link em seguida da Carta Compromisso


Jurista Jorge Moreno