terça-feira, 29 de maio de 2012

ENEM

Já estão abertas as inscrições para mais um Exame Nacional do Ensino Médio, o famigerado, polêmico e concorrido  ENEM. As inscrições vão de 28 maio a 15 de junho somente pelo site do INEP.

Em Vitorino, o ENEM mobiliza quase a totalidade dos estudantes aptos a prestarem o exame, entretanto, apesar da empolgação inicial, após a divulgação das notas surge uma questão complicada e decisiva... e agora? O que fazer com a nota do ENEM numa cidade onde não existe ensino superior ou técnico (público ou privado) que tenha como forma de seleção para ingresso a nota do exame? Para quem mora em Vitorino e em outras tantas cidades pequenas Brasil a fora, conseguir uma boa nota “é o de menos”, o desafio mesmo vem depois.

Após constatar que obteve uma boa nota, o aluno vislumbra a possibilidade de ascender ao ensino superior, se inscreve no SISU ou ProUni e dias depois recebe um email parabenizando por ter sido selecionado; o sonho que parecia distante, bate a porta de repente; euforia, empolgação, festa, sorrisos e cumprimentos dos amigos... mas, passada toda a agitação, a ficha cai...

Para alguns, o sonho continua; para a maioria, o sonho acaba antes mesmo de começar. Sair de casa e deixar tudo para trás não é para qualquer um. Além de ter que abrir mão de muitas coisas, o estudante precisa ter alguma estrutura financeira ou contar com a solidariedade de amigos que o possam receber em outra cidade, como é o caso do amigo Hedson Arruda, que atualmente cursa Direito no Rio de Janeiro, mas que passou por todo esse processo antes.

Infelizmente, para quem mora em Vitorino, cursar o ensino superior  ainda é sinônimo que “ir embora”, há a possibilidade, e muitos optam por ela, de estudar em Bacabal (UEMA, UFMA e IFMA), mas a oferta de cursos e vagas é muito limitada.

Um comentário:

  1. Bom dia meu caro amigo, como sempre com muita competência, presta mais uma vez, à população de Vitorino Freire o dever da Informação. Ficamos todos gratos, por esse seu ofício, Um abraço!Hedson Arruda.

    ResponderExcluir

Aguarde! Publicaremos seu comentário.