segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Réveillon adiado em Vitorino


Comumente ouvem-se nos espaços públicos da cidade pessoas dizendo que “algumas coisas só acontecem em Vitorino”, se isso é de fato verdade ou não, pouco importa (ou importava). Depois do que aconteceu nas comemorações da virada de ano daqui, passei a considerar a possibilidade de realmente algumas coisas acontecerem somente em Vitorino mesmo; isso porque em nossa cidade, assim como em qualquer outro lugar, os preparativos para “a virada” acontecem muito antecipadamente, até aí tudo certo, nada de mais. Porém...

Antes de irmos ao “porém”, me deterei um pouco mais nos acontecimentos que antecedem a virada, preparativos, últimos eventos para fechar o ano velho com chave de ouro, quando o que acontece rotineiramente durante o ano todo e que damos pouca atenção, ganha um ar solene: último amanhecer do ano tal, último pôr-do-sol, último anoitecer, último isso, último aquilo, etc, etc. Neste clima de encerramento de ano, a igreja evangélica Assembleia de Deus, montou um palco para a última Quarta-Feira da Vitória (evento que acontece todas as quartas-feiras desde que a liderança da igreja foi trocada, há uns 2 anos), que por ser a última de 2011, foi realizada na praça central. uma verdadeira festa.

Evento realizado, palco desmontado na mesma noite. No dia seguinte, quinta-feira, portanto, outro palco começa a ser montado no mesmo local, palco que seria usado pelas bandas que animariam a passagem de ano para os vitorinenses (agora por conta da prefeitura). Palco montado três dias antes da festa, rua interditada, tudo pronto! Pessoas nas ruas, praça cheia, visitantes, fogos coloridos, expectativa geral! Não há mais tempo! Últimos minutos de 2011! Contagem regressiva para o Ano Novo... Vivas a 2012, vamos festejar agora! Mas aonde estão as bandas prometidas?! E o show... Não vai começar?!

Exatamente! As bandas não apareceram. Logo correu o boato de que o ônibus teria quebrado na estrada. Mas não eram duas bandas? Os dois ônibus teriam, coincidentemente, quebrado ao mesmo tempo em diferentes lugares ou o mesmo ônibus trazia as duas bandas? Estas perguntas ficarão sem respostas. Já na manhã do dia primeiro, logo cedo, um carro de som circula anunciando que as bandas prometidas para o Réveillon estariam se apresentando “na noite de hoje” domingo, um dia depois, na virada do dia primeiro para o dia dois de janeiro. E assim foi... a ou as bandas se apresentaram no mesmo local, para o mesmo público (teoricamente, já que quase não teve público), com o mesmo objetivo: comemorar a virada de ano, só que um dia depois. Em que outro lugar isso acontece?... Só em Vitorino mesmo!

2 comentários:

  1. Nobre amigo,

    Nao seria por causa do fuso horario, no caso, "confuso"? Nao deixa de ser divertido, mas chato para a populacao.

    Um abraco do

    Edvalson (mocoin)

    ResponderExcluir
  2. Prezado Jc,

    Complementando meu comentario, na nossa cidade, Vitorino, hoje, segunda-feira, é o primeiro ou o segundo dia de 2012, considerando-se que o reveillon foi ontem? Responda, pois estou "confuso"!

    Edvalson (mocoin)

    ResponderExcluir

Aguarde! Publicaremos seu comentário.