segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Street View em Vitorino

Na manhã da última sexta-feira, dia 06/01 foi visto pelas ruas de Vitorino o Street View, o carro do Google. Não é difícil reconhecê-lo.  O veículo é todo caracterizado: pintado com várias corres e alguns dizeres na lataria "Google", "Street View Maps" e algumas imagens que são comuns nas telas dos nossos computadores,   porém o que mais chama a atenção e curiosidade é o equipamento instalado no teto do carro, trata-se de um conjunto de câmeras especiais que registra toda área em volta num ângulo de 360º. São 15 lentes que juntas formam algo que lembra uma bola de futebol. As imagens captadas pelo Street View são publicadas no Google Maps.

imagem meramente ilustrativa
O veículo possui também sensores de movimento que rastreiam a posição, um disco rígido para armazenar dados, um pequeno computador que executa o sistema e lasers que captam dados 3D e determinam a distância entre as imagens.

Em alguns dias ou meses, não sei, as imagens estarão disponíveis no Google Maps. É possível ver fotos feitas por esse equipamento em todas as cidades da Europa e Estados Unidos, basta ir ao site, escolher um cidade, aproximar até que apareçam as indicações de imagens da rua.

O planeta está cada dia menor... quanta tecnologia! Eu que, de certa forma, sou filho dessa geração tecnológica, digamos assim, me surpreendo com tudo isso!... imagina meus avós, que não fazem ideia do seja o Google e de repente encontram um carro desses pela rua, o que será que vão pensar?!

Enfim... o fato é que dentro de alguns dias Vitorino, que até bem pouco tempo não era localizado nem nas imagens de satélite disponibilizadas também pelo próprio Google, poderá ser visitada virtualmente de qualquer lugar do mundo através da internet.

Um comentário:

  1. Eu costumava dizer que minha cidade nem era vista no mapa rsrs. Agora estamos visivéis pro mundo.

    O mundo é micro. Literalmente.
    Abraços

    ResponderExcluir

Aguarde! Publicaremos seu comentário.