quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Renomeando monumentos



Está em tramitação na câmara de vereadores de Vitorino o polêmico projeto de lei que pretende mudar o nome do Estádio  Municipal. De acordo com a proposta, o Estádio César Bandeira “O BANDEIRÃO” passaria a ostentar o nome do atual prefeito, José Ribamar Rodrigues (seria “O RODRIGÃO” OU “O GUERREIRÃO”?), uma clara oportunidade que o prefeito encontrou para perpetuar seu nome na história desse município, o que considero absolutamente desnecessário, uma vez que Ribamar é um dos prefeitos que mais tempo ficou no cargo, não vejo motivos para sair desesperadamente pela cidade tentando mudar nomes de monumentos e impondo o seu e de sua família. Para o bem ou para o mal, seu nome já faz parte da história desse município.

Longe da discursão sobre perpetuar nomes e sobrenomes de quem quer que seja, parece que a questão é mais de rivalidade política que de homenagem. Caso o atual prefeito consiga realizar a proeza de rebatizar o “BANDEIRÃO” para “O GUERREIRÃO” ou mesmo “RODRIGÃO” sei lá... poderá abrir um precedente de próximos governantes que também vão querer homenagear a si mesmo ou a algum parente querido e ao mesmo tempo tentar fazer esquecer o nome de seus antecessores.

Toda e qualquer obra pública só sai do papel com recursos públicos, dinheiro público, impostos, dinheiro da população; justo seria se tais obras levassem o nome de pessoas do povo e não de  políticos que se julgam no direito de pô seu nome no que não lhe pertence. Pago meus impostos, assim como todo cidadão, tenho parte nas “benfeitorias” da cidade e nem por isso meu nome ou o nome do meu vizinho ou qualquer outro morador “comum” está em escola, hospital, estádio, etc...

Não sou contra mudar o nome do Estádio Municipal, pelo contrário, deveríamos mudar não só o “BANDEIRÃO”, mas outras obras que estão por aí homenageando políticos, que além de não fazerem nada pelo povo, ainda querem ser lembrados emprestando seus nomes a obras públicas.

ESSE MOMENTO É UMA BOA OPORTUNIDADE PARA SE PENSAR UM OUTRO PROJETO DE LEI QUE ESPERO VER TRAMITAR FUTURAMENTE, O DE MUDAR O NOME DA NOSSA BELA PRAÇA CENTRAL QUE MERECE UM NOME MENOS ESCROTO.

Proponho “PRAÇA DA LIBERDADE”. Sejamos visionários, saiamos na frente. Um dos primeiros municípios a extirpar do nosso presente e do futuro as homenagens à OLIGARQUIA. O fim está próximo, o povo prevalecerá! À oligarquia o passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguarde! Publicaremos seu comentário.