segunda-feira, 8 de junho de 2009

Orkut fora do ar. Cuidado com e-mails falsos.

Há alguns dias os usuários do Orkut não conseguem acessar seu perfil na pagina de relacionamento. A explicação é que o Google retirou a pagina do ar para manutenção, para desesperos de muitos que já estão viciados em passar o dia bisbilhotando a vida dos outros.

Há de haver um motivo muito forte para a suspensão repentina do Orkut no momento em que mais tem crescido e se destacado no concorrido mundo virtual, principalmente no Brasil, onde a pagina é a primeira quando o assunto é relacionamento via net.

Uma das prováveis causas pode ter sido a CPI da pedofilia em 2008 quando a Google foi citada devido ao grande numero de pessoas que utilizavam o Orkut para divulgar imagens criminosas de abuso de menores e utilização de perfis conhecidos como faks (falso em inglês); os faks geralmente são criados por pessoas que se passam por outras com o intuito de denegrir a imagem social de um desafeto ou, simplesmente, se passar por artistas famosos.

Devido ao grande numero (suposição) de reclamações e ações judiciais, a Google pode está desenvolvendo meios que dificultem a utilização do site por pessoas que querem usá-lo de forma ilícita. Mas atenção! Muitas pessoas estão recebendo e-mails de alerta de nova mensagem no Orkut ou contendo explicações de como acessar a pagina mesmo estando em manutenção, cuidado! Pode ser vírus ou alguém querendo roubar sua senha. Já recebi vários, sempre com o nome de um contato meu do Orkut, na dúvida tente entrar no Orkut a parti de outra pagina, nunca clicando no e-mail, e pra maior segurança... delete!   

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguarde! Publicaremos seu comentário.