sábado, 25 de abril de 2009

Fortes chuvas no Maranhão

videoHá muito tempo que não chovia tanto em nossa região, os rios que cortam o Estado como Mearim, Parnaíba e Grajaú estão alguns metros acima do normal, tirando o sono de muitos moradores ribeirinhos; as cidades de Bacabal, Pedreiras, Trizidela do Vale e Pindaré Mirim foram os municípios mais afetados pelas cheias dos rios; calcula-se que mais de trinta mil pessoas já abandonaram suas casas e foram para abrigos ou casas de parentes.

Vitorino Freire fica localizado em uma região de planície e dificilmente ocorreria alguma tragédia envolvendo fortes chuvas, mas isso não significa que não ocorram transtornos por esse mesmo motivo; pelo contrario, nosso chão está encharcado e não consegue absorver toda a água que tem caído. Por não haver rio próximo, depressão geográfica considerável e nem sistemas de escoamento. As águas da chuva misturam-se com esgotos, passa por fossas e seguem lentamente por ruas a procura de um local para desaguar... Nesse caminho invade casas e quintais.

As crianças se deleitam, em dia de chuva, correndo e rolando nas poças dessa mesma água que outrora passara por quintais, esgotos, fossas, etc. e assim vamos nos virando em meio a tanta água; seca daqui, molha dali e os dias vão passando... Logo, logo passa o inverno e estaremos reclamando não da lama, mas da poeira.       

Um comentário:

  1. parabens pela boa vontade de fazer o blog de vitorino freire foi um prazer conhecer este espaço vou adicionar no meu blog ... um abraço

    ResponderExcluir

Aguarde! Publicaremos seu comentário.